Dia dos Avós

Oi gente, já estou de volta a Londrina. Nossa que saudades senti da minha casinha, da minha cidade. Sabem, eu morei quase que minha vida toda em Curitiba, de lá fui para Rio Negro-Mafra, depois voltei para Curitiba, morei dois anos em Floripa e agora estou em Londrina desde fevereiro de 2008. Mas aqui realmente me sinto em casa, quando entramos na cidade, ontem a noite, senti aquela coisa gostosa de "estou de volta".
Bem, mudando de assunto, ontem foi o Dia dos Avós. Um dia muito esquecido e que merece atenção especial como os dias das mães e dos pais. Afinal, neste século 21, em muitas casas brasileiras, quem sustenta, cuida, educa, são os avós. Alguns chegam a ser os pais de muitos netos. E são pessoas maravilhosas, que possuem uma sabedoria que muitas vezes falta aos filhos, no caso, os pais das crianças. Eu sou uma pessoa difícil, tenho plena consciência disto. Sou ultra mega sensível, me magouo por tudo e mais um pouco, me irrito facilmente e mudo de humor como quem troca de roupa. Juro para vocês que tento mudar, vivo chamando a minha própria atenção: "Tatiana o que é isso? Ficou brava por tão pouco?", mas não é fácil. Daí olho para minha mãe, minha sogra e meu sogro, que possuem uma serenidade que não tenho, e acabo acreditando, piamente, que ela chegará até mim com a idade. Eles enfrentam a vida sem medo, amam os netos de forma cativante, e principalmente enxergam coisas que eu não vejo. Fico feliz por meus filhos terem avós assim, vejo uma troca de amor que me comove, pois infelizmente perdi meus avós muito cedo. Esta semana, conversando com meu sogro, percebi coisas em mim que aponto o dedo quando são nos outros, até me assustei. E fiquei com o coração apertado quando ele me disse: "Tati aqui não é somente a minha casa e da Lúcia, também é a casa do Gui e da Ana". Talvez muitos de vocês não entendam, mas não tive avós, o único porto seguro que tive era minha casa, e vendo que meus filhos sempre terão apoio ali, me emocionei. A importância dos avós não está somente no papel de pais que eles andam assumindo, mas principalmente na troca de amor com seus netos, de conhecimento, de vivência. Quem, como eu, tem filhos adolescentes, sabe que a comunicação com eles é difícil, mas com os avós ele é outro, ele ouve, ele entende. É uma ajuda muito importante, tanto para mim, mãe, como para o Gui, adolescente. Quero então parabenizar todos os avós deste mundo. Principalmente minha mãe, e meus sogros, que são como pais para mim. Que Deus os ilumine sempre e lhes dê muitos anos de vida, para conviverem com seus netos, e quem sabe bisnetos. Mil beijos...
Guiga com os avós, passeando de barco.
Minha mãe curtindo as crianças.
Share |

3 comentários:

Unknown 30 de julho de 2009 às 05:15  

Bem profundo esse texto cunhada, me emocionei.
Beijos

tiane 2 de agosto de 2009 às 15:07  

Eu também me emocionei.
Não tenho mais nenhum avó vivo. Ms vejo o carinho do meu pai com meu sobrinho. É uma verdadeira paixão um pelo outro. Meu sobrinho perdeu o pai ainda com um aninho, então meu pai é meio pai e avó.
Nem sabia que existia o dia deles. É mais que merecido.
Tenho excelentes lembranças dos meus avós.
Bem, estou preparando o pap da capa. Estou com problemas pois reformatei todo o pc e o cara esqueceu de instalar alguns programas e estamos aguardando para poder editar as fotos.
Uma ótima semana.
Tiane.

Elcio,  2 de agosto de 2009 às 17:42  

Querida Tati,fiquei muito feliz com as suas palavras,e agradeço de coração.
Vc tem razão qdo diz que devido a idade tem encontrado dificuldades,o que é normal em todos nós.
Eu como pai,tbm cometi muitos erros,os quais não cometeria hoje.Só a maturidade nos dá a segurança e tranquilidade de tomar decisões acertadas,ou adequadas ao momento.
Eu entendo que ser avô,é ser pai duas vezes,não exatamente para criar,mas sim para educar,através de sua experiência de vida.
Eu já disse que vc consegue transmitir suas idéias e emoções muito claramente e com muita facilidade.parabéns por este dom.
Um beijo do seu sogro/pai.

Postar um comentário

Que bom que vc esteve por aqui, seu comentário é muito importante pra mim... bjs

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital