Você sabe perdoar?
Hoje eu quero falar sobre perdão...
Nossa, mais um assunto profundo, não é? Pois é...
Durante a semana passada, e nesta também, os telejornais estão informando sobre o triste acidente envolvendo o deputado paranaense Carli Filho, que vitimou dois jovens. Uma das mães parece ainda em estado de choque, enquanto a outra clama por justiça. Fiquei pensando como deve ser dificil estar em uma situação desta. Será possível perdoar alguém nestas condições? Até que ponto somos capazes de não desejar o mal daquele que nos causou tanta dor?.
Há algum tempo vi um programa onde parentes de vítimas de homicídio ficavam frente a frente com o assassino. Alguns destes parentes falaram em perdão. Talvez eu tenha um espírito pequeno, mas não consigo me imaginar perdoando algo assim.
Mas o que significa perdoar, realmente?
Vejo no dia a dia, pessoas que após serem ofendidas, magoadas, enganadas, traídas, dizem ter perdoado o outro. Mas todas as vezes que a situação volta à tona, seja numa conversa informal, uma brincadeira qualquer, ou mesmo quando uma história parecida é contada, a dor, mágoa, raiva, retorna. Isso é perdoar?
Pensando assim, percebo que não perdoo muita coisa não. Se as mágoas ficam, o perdão ainda não chegou.
Também já conheci uma definição diferente de perdoar. Um jogador de futebol (não sei nome, time, nada) foi agredido em campo por outro, e o soco que levou causou traumatismo, impedindo o rapaz de voltar a jogar. Quando perguntaram a ele sobre perdão, ele afirmou que sim, havia perdoado o outro jogador. Mas como? Ele simplesmente esqueceu que o outro existia, não pensa na situação. Isso é perdoar?
A meu ver, o ato de perdoar é pessoal e intransferível, pois cada um tem sua própria maneira de perdoar. Alguns ignoram o fato, outros tentam esquecer o acontecido, deixando a mágoa bem guardadinha no coração. E com certeza há aqueles que perdoam de coração, sem mágoas e sem dor.
Uma coisa é exata: perdoar é divino!
E pra vcs, o que é perdoar?
Bjus


0 comentários:
Postar um comentário